Tronco de Natal

Base do tronco:

5 ovos
200 g de açúcar
100 g de farinha
30 g de cacau

Creme:

250 g de margarina
100 g de açúcar
2 ovos
1 colher bem cheia de mel ( 25 g )
80 g de cacau ou chocolate de tablete

Forre com papel vegetal um tabuleiro de torta. Unte muito bem com margarina.
Bata muito bem os ovos com o açúcar até obter um creme fofo. Misture o cacau com a farinha e ligue ao batido com cuidado, deixando cair aos poucos e mexendo de baixo para cima.
Deite a mistura no tabuleiro, alise e leve a cozer em forno médio, durante cerca de dez minutos. Não deixe cozer demais para que não estale ao enrolar a torta.
Depois de cozida, tire do forno e vire sobre um pano polvilhado com açúcar. Retire o papel com cuidado e deixe arrefecer um pouco. Espalhe por cima, em camada fina, uma parte do creme que entretanto preparou. Enrole normalmente e deixe repousar um pouco embrulhada no pano.
Tire o pano, corte obliquamente as pontas da torta e aproveite-as para colocar sobre esta, afim de obter saliências que imitem os nós do tronco. Espalhe o creme restante sobre a torta, alise bem e, com um garfo faça-lhe riscos para imitar um tronco de verdade.

O creme obtém-se amassando a margarina com o açúcar a que se vão juntando os ovos, um a um , batendo sempre com a vara de arames. No fim junta-se o mel e o cacau ( ou o chocolate derretido, mas não quente) e mexe-se bem, batendo até chegar à consistência necessária.

Sugestão:

Decore com metades de cereja em calda e raminhos de azevinho.

Sem comentários: